Chat com atendimento a TDD

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Você sabia que existe uma regulamentação que exige que centrais de atendimento a clientes disponibilizem um canal, seja 0800 ou 4004, para que os deficientes auditivos e de fala possam realizar contato por telefone? A Lei do Call Center (baixe o ebook sobre a norma aqui), em seu artigo sexto diz: O acesso das pessoas com deficiência auditiva ou de fala será garantido pelo SAC, em caráter preferencial, facultado à empresa atribuir número telefônico específico para este fim.

E o que quer dizer TDD? Telephone Device for Deaf – telefone para surdos.

Como funciona o chat com atendimento a TDD na central?

Através de um aparelho telefônico que possui um teclado e um visor. Nesse teclado o usuário tecla a mensagem que deseja falar e ela é visualizada na tela, em forma de esteira – as palavras vão correndo pelo visor a medida que são digitadas.

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Créditos da imagem: https://www.direitodeouvir.com.br/blog/telefones-para-deficientes-auditivos

Da mesma, forma quando o outro lado atende, há um aparelho desses onde o atendente digita suas mensagens de resposta, e elas aparecem no visor ao cliente.

Como acontece a comunicação?

A linha utilizada para fazer a ligação pode ser uma linha analógica convencional, uma linha de um tronco E1 ou até um tronco SIP – sem o uso de codecs de compactação. Nesse caso, ao invés de transmitir áudio, haverá troca de sinais, que como um código morse, envia códigos que ao final, o aparelho monta as palavras e as divulga no visor do aparelho.

Consigo realizar chamadas para aparelhos convencionais?

Sim, é possível fazer uma ligação desse aparelho TDD para um aparelho convencional, onde a pessoa do outro lado recebe a mensagem por um serviço de intermediação – o número 142 atende a essa necessidade hoje no Brasil, onde o texto chega a esse atendente e esse transmite por voz ao outro lado.

Mas, o que é mais interessante, é que o Intelix Call Center faz o atendimento desse canal através de um chat, onde a atendente conversa por texto com o deficiente auditivo que ligar ao canal específico designado.

Nosso sistema de chat recebeu uma integração que interpreta esses sinais transmitidos entre o aparelho TDD e a linha de atendimento de sua empresa, e entrega as mensagens como se o seu atendente estivesse utilizando um aparelho TDD.

Conheça os 7 diferenciais do sistema Intelix que mudarão a sua forma de supervisionar o setor de atendimento.

Chat sem aparelho TDD

Como funciona? A chamadas efetuada através do aparelho TDD é recebida pelo Intelix e direcionada à fila de atendimento.  Ao receber a chamada, o atendente terá a sua disposição o Intelix Atendente Chat, com todos os recursos necessários para tratar adequadamente esse tipo de ligação. Assim, o atendimento ocorre de forma clara e objetiva, proporcionando comodidade e obedecendo à norma regulamentadora, que exige essa facilidade em todos os canais de atendimento telefônico ao cliente.

Quer conhecer mais sobre esse produto? Teremos satisfação em orientar você a utilizar da melhor forma essa facilidade. Converse com um de nossos consultores!

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